segunda-feira, 7 de junho de 2010

Estromatolitos: Conceito, importância e aplicação



Os estromatólitos são um dos vestígios de vida mais antigos na Terra, foram encontrados a 3,5 bilhões de anos, são fósseis que foram originados por bactérias e cianofitas que, ao captarem os carbonatos existentes nos meios onde viviam, e ao metabolizá-los, os depositavam nas suas membranas celulares e, assim, foram-se produzindo uma espécie de muco que ao entrar em contato com partículas externas ficam duras não podendo ser mais realizado seu metabolismo, os estromatólitos passam para cima dessa rocha criando laminas. Estas estruturas podem assumir diferentes formas, como esteiras microbianas, camadas, domos, colunas e oncólitos.
A palavra estromatólito vem do grego, de strôma que significa camada e de lithos que significa rochas.
Há estromatólitos de diversas idades, o principal acontecimento deu-se no pré-cambriano Inferior, e alcançou grande desenvolvimento no pré-cambriano Superior.
Estes organismos foram os primeiros recicladores de carbono, os primeiros produtores de oxigênio e os primeiros formadores de zonas de recifes.
As cianobactérias que participavam na construção dos estromatólitos foram possivelmente responsáveis pela geração de parte do oxigênio da atmosfera primitiva terrestre, realizando a fotossíntese e fornecendo a energia e o carbono, direta ou indiretamente, para uma vasta comunidade de seres vivos, sendo a forma de vida dominante por mais de 2 mil milhões de anos.

3 comentários:

  1. site de merda vcs podiam responder oq a gente pesquisa ne ? aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa q raiva to a 2 hrs procurando e esses sites de coco nao dao a respostaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. Site simples e objetivo. Achei a responta para a minha dúvida. Muito legal.

    ResponderExcluir
  3. só falto a resposta para a minha pergunta vlw

    ResponderExcluir