segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pesquisador acha fóssil de crocodilo em Marília

Foi divulgado sexta feira dia 21 de maio de 2010 no Diario de São Paulo que foi encontrado Fósseis de um crocodilo que teria vivido na região de Marília há pelo menos 70 milhões de anos foram descobertos pelo paleontólogo Willian Nava. O material foi achado em meados do ano passado, quando Nava descobriu no local fósseis de um dinossauro herbívoro, mas só foram divulgados nesta sexta.

Batizado de Sphagesaurus, o exemplar trata-se de um novo gênero e espécie que pôde ser identificado a partir de partes do crânio e da mandíbula (de cerca de 30 cm) do animal encontradas à margem de uma rodovia, a 20 km de Marília.

É a primeira ocorrência desta espécie na região e a segunda na formação geológica datada do período cretácio e identificada como Bacia Bauru - que abrange o oeste paulista, o Triângulo Mineiro, o sul de Goiás, parte do Mato Grosso do Sul e Paraná. Os primeiros fósseis de Sphagesaurus foram achados na década de 1950, na região de São José do Rio Preto (SP).

“É o maior crocodilo encontrado na nossa região e, com isso, podemos dizer que eles tiveram distribuição mais ampla do que se imaginava.”
Pela estimativa inicial, o animal seria onívoro e teria entre 3 e 4 metros de comprimento. “Apesar de se tratar de um crocodilo, não há ligações entre os répteis atuais que descendem de uma linhagem genética diferente”, explica.

A descoberta foi comunicada à UnB (Universidade de Brasília) que auxiliará nas pesquisas. Com o apoio da universidade, as escavações devem ser intensificadas a partir de junho. Os fósseis estarão expostos amanhã no Museu de Paleontologia (avenida Sampaio Vidal, 245), das 10h às 18h.

Retirado do site: http://www.diariosp.com.br/Noticias/Dia-a-dia/5780/Pesquisador+acha+fossil+de+crocodilo+em+Marilia

Um comentário:

  1. qual é o nome da pessoa que achou essa fossil não fal pelomenos de via falar o nome dele

    ResponderExcluir