sexta-feira, 2 de julho de 2010

Diário de Bordo por Daniela Santos e Meriane Ribeiro


1° dia (03/06/2010) - Saímos de Jequié com destino a Morro do Chapéu.

Ao chegar à cidade partimos para a Pousada Ecológica das Bromélias onde ficamos hospedados. Em seguida, saímos para o campo I, onde visitamos o morrão e o buraco do Possidônio que tem como área a exploração a geologia. O morrão é uma elevação situada à cerca de 8 km da cidade de Morro do Chapéu que tem o formato de chapéu, daí o nome da cidade. No morrão observamos a formação Morro do Chapéu e a vegetação (Xique-xique, pau-de-resposta, etc). O Buraco do Possidônio é uma cratera de 60m de profundidade, onde observamos a formação Caboclo e uma vegetação mista de cerrado e árvores de grande porte. Retornamos para a pousada e após o jantar houve o sorteio do Amigo Ecológico, depois preparamos a nossa apresentação sobre a Arqueologia de Morro do Chapéu.

2° dia (04/06/2010) – Neste dia saímos para o campo II, onde visitamos a Gruta Cristal I, a Fazenda Arrecife e o Salão de ossos, que tem a Paleontologia como área de exploração. A Gruta Cristal I apresenta estrutura labiríntica reticulada, na base do morro afloram siltitos da formação caboclo, nesta gruta observamos afloramento de estromatólitos, ausência de espeleotemas e coletamos material para estudo. Na Fazenda Arrecife observamos estromatólitos laminares e colunares (que ocorrem na formação Calcária) e vegetação de Caatinga. No Salão de ossos coletamos possíveis fósseis. Retornamos para a pousada e após o jantar apresentamos a síntese da Arqueologia de Morro do Chapéu ao terminar esta atividade o grupo se reuniu para preparar a amostra fotográfica.

3° dia (05/06/2010) – após o café da manhã saímos para campo III, onde visitamos a Cachoeira do Ferro Doido e a Gruta dos Brejões, que tem a geologia como área de exploração. Na Cachoeira do Ferro Doido podemos observar que a água é avermelhada devido a presença de óxido de ferro na mesma, a vegetação rupestre e o tipo de formação Morro do Chapéu. Para chegar até a gruta dos Brejões passamos por um povoado onde vivem a comunidade Quilombola, na entrada da gruta observamos a formação de quenions e dentro da gruta os importantes espeleotemas ( as formações de estalactites, estalagmites e colunas). Retornamos para a pousada e após o jantar apresentamos a amostra fotográfica.

4° dia (06/06/2010) – Neste ultimo dia saímos para campo IV, onde visitamos a Cidade das Pedras e Ventura. A Cidade das Pedras tem a arqueologia como área de exploração, nela observamos pinturas rupestres que foram executadas sobre um substrato constituído de arenitos róseos da formação Morro do Chapéu. Em Ventura, conhecemos a história do local. Trata-se de um local que foi utilizado para exploração de diamantes, no final desta visita realizamos o Amigo Ecológico, nos despedimos de Ventura e voltamos para Jequié. Valeu a pena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário